quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ÓTICA

Estudiosos afirmam que somente com dois olhos nosso cérebro entende a visão em profundidade, o mundo em 3 dimensões. Se tivéssemos apenas um olho desde pequenos não teríamos esta capacidade, pois nosso cérebro não aprenderia como juntar duas imagens e interpretar a profundidade. Sem isso, seria como um desenho de duas pessoas no papel, uma perto e outra longe: a diferença seria no tamanho das duas - isto é ausência de senso de profundidade, um mundo em apenas duas dimensões: VERTICAL e HORIZONTAL.

Refletindo, saquei que quando pensamos sobre um determinado assunto, lançamos sobre ele nosso olhar, e julgamos de acordo com toda nossa experiência, habilidades, conceitos. Este é UM olhar sobre o assunto, uma "miopia" e por mais apurado que seja, nunca será tão profunda a conclusão, tão ampla do que quando lançamos um SEGUNDO OLHAR sobre ele.

E este olhar está justamente na conclusão de outra pessoa, com outra história, outras experiências, outros conceitos...  Os olhares se juntam para interpretar a profundidade de uma situação, como que "aparando rebarbas" na opinião de cada um

Logo, temos a oportunidade de conhecer a fundo qualquer assunto se juntarmos as opiniões e conclusões de outros à nossa.

Ou seja, quando dizemos que "as unânimidades são burras" ou que "tiranos são burros" estamos nos servindo destes conceitos de que a verdade e a sabedoria só podem ser alcançadas através da cooperação, do esforço conjunto. Tal profundidade em nossa estrutura ótica biológica e racional tem um "quê" de Hegel, pois podemos chegar através da TESE (cima/baixo, a afirmação) e da ANTÍTESE (esquerda/direita, a negação) à SÍNTESE (frente/trás, a negação da negação).

A SÍNTESE, esta sim deve ser a busca do curioso. E mais, como no início exemplifiquei a incapacidade de compreender uma terceira dimensão numa pessoa caolha de nascimento, faço a pergunta: que mundo está além de nossa compreensão mas ao alcance de seres com mais de dois olhos? Será tão mais amplo quanto aquele ouvido por animais que ouvem além do nosso limite de 20.000Hz como cães e morcegos? O que está além de nossa compreensão? Será que podemos encontrar num lugar além dos nossos cinco sentidos algo ou alguém como DEUS?

Vou pensar muito sobre o assunto ainda... qual a tua opinião?